segunda-feira, 16 de março de 2015

Pantanal 2015

  Fomos ao Pantanal do dia 05 a 12 de janeiro de 2015. Nesses dias saíamos 5:30 para o campo. As atividades se iniciavam no ônibus com transecto motorizado até chegarmos ao local. Ao sairmos do ônibus fazíamos uma hora de transecto a pé e 10 a 15 minutos de ponto fixo. No fim da tarde, em geral por volta das 16-17 horas, o ônibus nos buscava e continuávamos o transecto motorizado até a pousada. Todos os dias seguíamos esta mesma metodologia, mudando apenas o local do campo.
Dentre os locais que visitamos para a realização das atividades encontram-se: Pantanal Sul, Pantanal Norte e Transpantaneira.
  Esses dias de campo eram avaliados através da caderneta, onde anotávamos a metodologia utilizada, a descrição da paisagem e os animais avistados. Pudemos avistar nesses dias uma grande diversidade de animais, sendo os nossos favoritos: Arara azul (Anadorhynchus hyacinthinus), Ariranha (Pteronura brasiliensis), Colhereiro (Platelea ajaja), Tamanduá bandeira (Mymercophaga tridactyla) e Arara canindé (Ara ararauna).
  Um dos dias mais marcantes para o grupo foi na última saída de campo, em que pegamos uma chuva pantaneira. A chuva começou fraca e já com muitos raios. Ao longo do tempo foi se intensificando tanto a chuva, os raios, o desespero e as risadas. Depois de muita água e apreensão, conseguímos carona com um carro de turismo até o bar mais próximo e durante tal percurso pudemos ver uma grande quantidade de animais, deixando-nos encantados. Esta experiência se tornou marcante porque além da diversão, das maravilhas que observamos, nos fez vivenciar as diferentes situações possíveis de um campo.
  Apesar de o campo ser cansativo, é gratificante as experiências e histórias que essa viagem maravilhosa ao Pantanal nos proporcionou.



Grupo Antilophia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário